• Branca Ícone Instagram
  • fb_03.png

Escritório de Advocacia especializado em Direito Médico e Hospitalar

Curitiba . PR

Rua Almirante Tamandaré, 1419. Juvevê

CEP: 80.040 - 110

+55 41 3311 . 2311

fmem@fmem.adv.br

 

 

 

Please reload

Recent Posts

FM&M Advogados - 10 Anos de História

June 26, 2019

1/10
Please reload

Featured Posts

Responsabilidade civil hospitalar: a informação como prevenção de ações judiciais

A informação ao paciente é um dos fatores fundamentais para a prevenção de ações judiciais, parte do processo da responsabilidade civil hospitalar.

 

A prevenção de demandas judiciais começa no contrato, na admissão do paciente nas instalações. Os contratos que devem ser formalizados com os pacientes devem conter todas as informações indispensáveis à estadia hospitalar, como horários, regramentos de visitas, fornecimentos de alimentação, dentre outros.

 

Isto lógico que excetuadas as situações de urgência que impeçam a tomada de decisão esclarecida, ou de emergência que possui vedação legal de solicitação de quaisquer informações que não o atendimento em si.

 

Mas além destas medidas de prevenção de risco civil, a responsabilidade civil do hospital, a atenção à informação do profissional liberal, médico, cirurgião buco maxilar, dentre outros, é fundamental, para que o paciente saiba o tipo de tratamento que será feito, por qual razão e finalidade, assim como os riscos possíveis. Tudo pode conter em documento único, comumente conhecido como Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (já abordamos esse tema sob outro aspecto nesse artigo aqui).

 

As medidas tomadas pela gestão hospitalar, na adequação dos processos, deve dar especial atenção às informações claras, precisas e adequadas, que não somente cumprirão com dever prevista em Lei e regulamentações de Conselhos profissionais (inciso III, art. 6º, do CDC), mas também deixarão o paciente plenamente ciente e convicto de tudo que passará durante a hospitalidade de atenção à saúde.

 

Gestor hospitalar: não peque na falha de informação, esta é uma medida que está sob o seu alcance!

 

Gostaria de ler mais artigos? Clique aqui

 

 

 

 

Please reload

Follow Us