• Branca Ícone Instagram
  • fb_03.png

Escritório de Advocacia especializado em Direito Médico e Hospitalar

Curitiba . PR

Rua Almirante Tamandaré, 1419. Juvevê

CEP: 80.040 - 110

+55 41 3311 . 2311

fmem@fmem.adv.br

 

 

 

SERVIÇO:

Encontro Paranaense da Saúde 2014.

 

DATA:

24 a 26 de setembro de 2014.

 

LOCAL:

CRM-PR

 

INFORMAÇÕES:

www.fehospar.com.br

(41) 3254-1772

O Encontro Paranaense de Saúde 2014 foi realizado em Curitiba de 24 a 26 de setembro. Em sua quarta edição, o evento teve como tema central “Criando oportunidades na gestão de saúde”, abordado na palestra de abertura pela superintendente da ONA (Organização Nacional de Acreditação), Maria Carolina de Toledo Sivieiri Moreno. Com palestrantes de renome debatendo assuntos atuais e de relevância para o segmento de serviços de saúde, o encontro superou as expectativas, com aproximadamente 500 pessoas transitando pelo local – a sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná – nos três dias de atividades, que também incluíram espaço de exposição de produtos e serviços e a apresentação de cases com propostas ou soluções inovadoras de estabelecimentos hospitalares paranaenses.

 

O número de inscritos para o Encontro chegou a 370, sendo 20% a mais do que o limite inicialmente fixado, que foi revisto visando atender a grande demanda de interessados de várias regiões do Paraná e também de outros estados. Com isto, o auditório do CRM esteve praticamente lotado durante as palestras, já que a diversificação da grade programática reuniu públicos diferentes para acompanhar abordagens sobre temas jurídicos, de gestão e governança e ainda recursos humanos. Sorteios de brindes promovidos pelos organizadores e patrocinadores ajudaram a descontrair o ambiente e também na interatividade entre os participantes, já convidados a se agendar para a edição de 2015, a ocorrer de 23 a 25 de setembro.

TEMAS E PALESTRANTES

 

O tema de abertura dos trabalhos do dia 25 foi “Gestão de custos hospitalares – “Cases” de sucesso em organizações de saúde”. Foram palestrantes Marcelo Tadeu Carnie, diretor técnico da Planisa, e André Reckziegel, gerente de controladoria e sistema de saúde do Hospital Mãe de Deus (RS). Atuou como moderador Prof. Afonso José de Matos, diretor-presidente da Planisa. “Governança do corpo clínico” foi o tema seguinte, com moderação do presidente da FBH, Luiz Aramicy Pinto, e apresentações de Fernando Andreatta Torelly, superintendente executivo do Hospitaal Pinhos de Vento (RS), e Renato Melli Carrera, gerente médico e diretor de prática médica do Hospital Albert Einstein (SP).

 

As atividades vespertinas tiveram as palestras sobre “Núcleo de segurança do paciente”, conduzida pela Dra. Hildéa de Oliveira Lima, gestora de qualidade da Rede D’Or São Luiz e integrante da câmara técnica do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente; e “Perspectivas e oportunidades do setor de saúde – Visão dos prestadores e operadoras”, com participações do presidente da Anahp, Francisco Balestrin de Andrade, e Paulo Roberto Fernandes Faria, diretor-presidente da Unimed Paraná e representante da Unimed Brasil, além do mediador Yussif Ali Mere Júnior, presidente do Sindhosp.

 

Os trabalhos da manhã de 26 estiveram voltados à área de recursos humanos. O tema “Terceirização nos serviços de saúde” foi abordado pelo Juiz do Trabalho Luciano Augusto de Toledo Coelho, do TRT da 9.ª Região, e Luiz Fernando Fávaro Busnardo, superintendente regional substituto do Trabalho e Emprego do Paraná. Na sequência, o coach empreendedor Jerônimo Mendes apresentou “Competências essenciais para o sucesso no trabalho”.

 

Na tarde de 26 ocorreu o V Simpósio de Direito Aplicado em Saúde, com a pr4imeira palestra versando sobre “Aspectos tributários dos serviços de saúde, sendo ministrador o Prof. Smith Robert Barreni, professor de Direito Tributário da Escola de Magistratura do Paraná. A mediação coube à professora universitária e mestre em Direito Socioeconômico Ingrid Giachini Althaus e José Eduardo Dornelas, assessor jurídico da Febase (Bahia).

 

“Judicialização da saúde” foi o tema em destaque do desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do TRF 4.ª Região. Foi moderador Phillipe Fabrício de Mello, assessor jurídico da Fehospar. “Direitos da personalidade e as relações do trabalho” foi a temática de encerramento, tendo como palestrante o desembargador do trabalho Luiz Eduardo Gunther, do TRT da 9.ª Região.

Fonte: FEHOSPAR